SOMATÓRIO

Polícia apreende 33 mil comprimidos de ecstasy em Florianópolis. Após a prisão do chefe do grupo, policiais descobriram o laboratório onde as drogas eram produzidas. Os comprimidos de ecstasy seriam vendidos na Europa.
Disponível em: <http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2013/08/operacao-apreende-mais-de-3-mil-comprimidos -de-ecstasy-no-pantanal-em-florianopolis-4225481.html> Acesso em: 21 ago. 2013.
O ecstasy ou metilenodioximetanfetamina (MDMA) é uma droga sintética produzida em laboratórios clandestinos a partir de uma substância denominada safrol, extraída do sassafrás, planta utilizada no Brasil como aromatizante em aguardentes. A droga provoca alterações na percepção do tempo, diminuição da sensação de medo, ataques de pânico, psicoses e alucinações visuais. Causa também aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial, boca seca, náusea, sudorese e euforia. A utilização prolongada diminui os níveis de serotonina (hormônio que regula a atividade sexual, o humor e o sono) no organismo.
A seguir, estão apresentadas as fórmulas estruturais do safrol e do MDMA:

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40421999000500019&script=sci_arttext> Acesso em: 25 ago. 2013.
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. A molécula de MDMA apresenta um carbono assimétrico.
02. As ligações químicas das moléculas do safrol e do MDMA possuem caráter iônico.
04. A fórmula molecular do safrol é C₁₀H₁₀O₂.
08. A molécula de MDMA apresenta as funções orgânicas éster e amida.
16. As moléculas de safrol e de MDMA apresentam isomeria espacial.
32. A molécula de safrol apresenta isomeria geométrica.
64. A mólecula de MDMA apresenta um par de enantiômeros.