Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2019
Fase Única
SOMATORIOSENE2894733b228
Discursiva
SOMATÓRIO



SENE, Eustáquio de; MOREIRA, João Carlos. Geografia para o Ensino Médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 26. [Adaptado].

Com base na imagem da divisão regional do Brasil proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é correto afirmar que:

01. o número 1 indica a Região Norte do Brasil, que é dominada pela Floresta Amazônica, caracterizada por folhas decíduas e rica em biodiversidade, sendo também uma área receptora dos chamados “rios aéreos”, que ali despejam sua umidade.

02. o Nordeste, representado pelo número 2, é subdividido em quatro sub-regiões diferenciadas por fatores naturais e socioeconômicos – Meio-Norte, Sertão, Agreste e Zona da Mata –, sendo que, nesta última, desenvolveu-se a produção canavieira, houve intenso desmatamento e ocorre a maior concentração demográfica.

04. a divisão regional oficial mostrada na imagem acima coincide com a divisão dos complexos regionais em função da dinâmica regional brasileira, na qual se consideram as tendências econômicas e demográficas de apropriação e valorização territorial.

08. o número 4, a Região Sudeste, corresponde à porção do país mais industrializada e influenciadora da economia nacional, com destaque para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, os estados de maior população absoluta do Brasil.

16. o número 3 corresponde ao Centro-Oeste brasileiro, dominado pela vegetação de cerrado, pelo clima tropical de menor amplitude térmica do Brasil e por um solo fértil oriundo da decomposição do basalto, propício às extensas plantações de soja, arroz e milho destinadas ao mercado interno.

32. o número 5 refere-se à Região Sul do Brasil, composta de três estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – caracterizados pela intensa queda das disparidades econômicas ali existentes, resultante da atuação de empresários locais interessados na solução das diferenças tanto demográficas quanto sociais e econômicas.