SOMATÓRIO
Sobre o processo de imigração e colonização europeia no sul do Brasil e seu contexto, é correto afirmar que:
01. durante o século XIX, o crescente processo de industrialização na Europa provocou significativas mudanças socioeconômicas que ocasionaram o aumento do desemprego e a busca por outras alternativas de sobrevivência, como a emigração para a América.
02. a Lei de Terras (1850) foi responsável pela primeira reforma agrária brasileira e contribuiu de forma decisiva para a ampliação do acesso à terra aos mais pobres, fazendo com que os imigrantes recém-chegados logo se tornassem proprietários rurais.
04. no século XIX, grande parte da elite política e econômica brasileira, impregnada de valores eugenistas, acreditava na superioridade da “raça branca” e defendia que era necessário “embranquecer” sua população, de maioria afrodescendente, para que o Brasil alcançasse o progresso.
08. a partir da segunda metade do século XIX, no sul do Brasil, o processo de colonização foi baseado no sistema de colonato, pelo qual somente o Estado financiava a vinda de imigrantes para trabalhar em sistema de parceria nas fazendas da região.
16. em Santa Catarina, durante o período monárquico, foram fundados diversos empreendimentos coloniais por meio de companhias colonizadoras particulares que atuavam na comercialização dos lotes e na administração das colônias.
32. as características geográficas de Santa Catarina contribuíram para que as colônias de imigrantes tivessem sido fundadas em áreas agrícolas favoráveis, garantindo a rápida adoção das mais modernas técnicas agrícolas da época por colonos alemães e italianos.