SOMATÓRIO

TEXTO 7

AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 146.
Com base na leitura do texto 7, no romance Gabriela, cravo e canela, obra lançada em 1958, e no contexto de publicação da obra, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Na obra de Jorge Amado, é frequente a presença de coronéis, como Jesuíno, personagem de Gabriela, cravo e canela. “Coronel” – substantivo masculino que designa posto superior nas forças armadas – é empregado no romance como uma espécie de pronome de tratamento para se referir aos grandes proprietários rurais e mandatários locais.
02. Osmundo era um proeminente dentista local, que foi assassinado por envolver-se em disputas de terra com o coronel Jesuíno, crime imperdoável perante a sociedade da época. Apesar de sua família ter posses na capital, acaba por ser enterrado sem homenagens nem lamentos: “ia para o cemitério como um pobre diabo” (linhas 25-26).
04. Ao referir-se aos bules fumegantes de café sobre a mesa, ladeados de quitutes da nova cozinheira, como “cuscuz de milho com leite de coco, banana-da-terra frita, inhame e aipim” (linhas 6-7), o narrador evoca por meio dos “olhos enternecidos” de Nacib uma faceta importante da obra de Jorge Amado: a sinestesia do paladar, do olfato, do tato. Essa peculiar combinação de sensações está presente inclusive na descrição da protagonista, moça que tem cheiro de cravo e cor de canela.
08. Como é peculiar a vários dos romances de Jorge Amado, cada uma das partes que compõem Gabriela, cravo e canela é precedida de uma longa sucessão de títulos e subtítulos. Os capítulos ainda contam com poemas, citações de discursos, trechos de jornais da época, cantigas e modas populares que, apesar de não estabelecerem relação com a obra, ajudam a emprestar cor local ao que é narrado.
6. No trecho “Levar o dentista ao cemitério era quase uma afronta ao coronel Jesuíno e à sociedade” (linhas 20-21), caso substituíssemos as palavras sublinhadas, respectivamente, por “última morada” e “todos da cidade”, seria necessário usar o acento indicativo de crase em ambos os casos: Levar o dentista à última morada era quase uma afronta ao coronel Jesuíno e à todos da cidade.