SOMATÓRIO


Texto 1
Geração Z mudará o mundo


VERDÚ, Daniel. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/02/sociedad/1430576024_684493.html>. [Adaptado]. Acesso em: 27 jun. 2016.
Considere os trechos abaixo, retirados do texto 1.
I. “Acabou o egoísmo, o narcisismo selfie, a obsessão pelo consumo e a passividade que isso acarreta. Há uma geração que quer salvar o mundo, mas ainda não sabe como.” (linhas 01-02)
II. “A teoria do consumo diz que o segmento populacional dos 18 aos 24 anos é o mais influente.” (linhas 19-20)
III. “Se não gostam do enfoque de seu professor, ou não o entendem, buscarão alguém online que o explique melhor.” (linhas 46-47)
IV. “Para as empresas, no entanto, a aventura com seus irmãos mais novos consiste agora em decodificá-los no laboratório.” (linhas 17-18)
De acordo com a variedade padrão escrita da língua portuguesa, é correto afirmar que:
01. no trecho (I), a forma verbal “Acabou” poderia ser substituída por “Acabaram”, em concordância com o sujeito posposto que está no plural.
02. nos trechos (I), (II) e (III), o vocábulo “que” exerce a mesma função nas três ocorrências sublinhadas: introduz oração subordinada que retoma um antecedente.
04. no trecho (III), os pronomes “seu”, “o” e “o” remetem ao mesmo referente.
08. nos trechos (I) e (IV), os termos “o mundo” e “no laboratório”, respectivamente, desempenham a mesma função sintática, remetendo à ideia de lugar.
16. no trecho (IV), a expressão “no entanto” introduz uma ideia de contraste, podendo ser substituída por “entretanto”, sem prejuízo de sentido à frase.