SOMATÓRIO
Texto 4
Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba;
Verdes mares que brilhais como líquida esmeralda aos raios do Sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros;
Serenai verdes mares, e alisai docemente a vaga impetuosa, para que o barco aventureiro manso resvale à flor das águas.
Onde vai a afoita jangada, que deixa rápida a costa cearense, aberta ao fresco terral a grande vela?
Onde vai como branca alcíone buscando o rochedo pátrio nas solidões do oceano?
[...]
Além, muito além daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
ALENCAR, J. de. Iracema. São Paulo: Núcleo, 1993. p. 17-18.
Considerando o texto 4, o romance Iracema e o contexto do Romantismo brasileiro, assinale o que for CORRETO.
01. Originalmente concebido como um longo poema épico, o romance Iracema traz uma tentativa de Alencar de fundir poesia e prosa. Isso fica evidente nos dois parágrafos iniciais do texto 4, que, lidos em voz alta, revelam uma sequência de versos de sete sílabas. Nessa fusão de poesia com prosa, tem-se uma amostra da liberdade formal dos românticos.
02. O texto 4 evidencia como Alencar, ao contrário de outros prosadores do Romantismo, busca uma prosa enxuta, quase sem adjetivos.
04. A narrativa em Iracema caracteriza-se pela linearidade: os fatos da história são narrados na mesma ordem em que ocorrem. Essa linearidade é de regra nos romances do Romantismo.
08. Ao longo de todo o romance, Iracema é comparada a elementos da natureza brasileira; isso pode ser associado às tendências nacionalistas da literatura romântica.
16. Ao contrário da tendência romântica para o final feliz, em Iracema tem-se um final trágico: a heroína morre nos braços do amado, após ser flechada por Irapuã, que a queria ter como esposa.
32. Além de indianista, Iracema também pode ser classificado como um romance histórico, porque faz referência a eventos históricos do Brasil colonial (guerras de portugueses contra franceses no Nordeste) e traz personagens da história do período, como Martim Soares Moreno (Martim), Mel Redondo (Irapuã) e Antônio Felipe Camarão (Poti).