Questão
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
2008
2ª Fase
SOMATORIOTres-razoes3073e21df09
Discursiva
SOMATÓRIO

Três razões fazem ver que este governo (o da monarquia hereditária) é o melhor. A primeira é que é o mais natural e se perpetua a si próprio [...]. A segunda razão [...] é que esse governo é o que se interessa mais na conservação do Estado e dos poderes que o constituem: o príncipe, que trabalha para o seu Estado, trabalha para os seus filhos, e o amor que tem pelo seu reino, confundido com o que tem pela sua família, torna-se-lhe natural [...]. A terceira razão tira-se da dignidade das casas reais [...]. A inveja, que se tem naturalmente daqueles que estão acima de nós, torna-se aqui em amor e respeito; os próprios grandes obedecem sem repugnância a uma família que sempre viram como superior e à qual se não conhece outra que a possa igualar [...]. O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus {...}. Os reis [...] são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve acreditar-se que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma disposição para a sedição.

(Jacques-Bénigne Bossuet, bispo de Meaux, 1627-1704 – “Política Tirada da Sagrada Escritura”. Apud FREITAS, Gustavo de – 900 Textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano Editora, v. 2, p.201).

Com base nas informações contidas no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre algumas das características do absolutismo francês:

(001) Centralização do poder político, com os mecanismos de governo fortemente concentrados nas mãos do rei.

(002) Utilização das idéias iluministas como elemento justificador do “direito divino” de governo do rei.

(004) Busca de identificação entre o monarca e os súditos.

(008) Política de interferência do Estado na economia, materializada nas práticas mercantilistas.

(016) Ausência de um exército nacional permanente.