Questão
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
2009
2ª Fase
SOMATORIOUma-nave2519b3927a6
Discursiva
SOMATÓRIO

Uma nave espacial está muito distante de qualquer corpo celeste, numa região de campo gravitacional nulo e movimentando com velocidade constante com relação a um referencial inercial. Preso na estrutura da nave espacial, existe um recipiente que contém um líquido e, no seu interior, flutua em repouso um corpo impermeável, rígido e de menor massa específica que o líquido. Através de um pistão, o astronauta da nave pode pressionar o líquido, veja a figura. Com fundamentos na hidrostática, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).



(001) Se o astronauta mantiver uma força aplicada no pistão, no sentido de 1 para 3, após o equilíbrio das pressões, o corpo será movimentado no sentido de 3 para 1.

(002) Se o astronauta mantiver uma força aplicada no pistão, no sentido de 3 para 1, após o equilíbrio das pressões, todos os pontos do fluido ficarão na mesma pressão, e a força de empuxo sobre o corpo será nula.

(004) Se o astronauta mantiver uma força aplicada no pistão, no sentido de 1 para 3, após o equilíbrio das pressões, a pressão no ponto 1 será maior que no ponto 3.

(008) Se o astronauta observar que o corpo se movimenta no sentido de 4 para 2, e a nave continuar com velocidade constante, com relação ao referencial inercial, pode-se concluir que passou a existir um campo gravitacional no sentido de 4 para 2 nessa região.

(016) Se o corpo se movimentar numa certa direção e num certo sentido, pode-se concluir que a pressão do fluido diminuiu nessa direção e nesse sentido.