Questão
Universidade Regional do Cariri - URCA
2009
Fase Única
Sa-caracteristicas2005b3d97f9
São características marcantes do modelo econômico adotado no Brasil, na Argentina e no México, aproximadamente entre 1940 e 1980, Industrialização com substituição de importações, protecionismo, presenças de multinacionais e atualmente a abertura de mercado e menor participação do Estado na Economia. Analise as proposições abaixo sobre as consequências econômicas e sociais deste modelo para esses países.

I. Causou dependência tecnológica em relação às indústrias multinacionais e a outros investimentos estrangeiros, gerou a formação de oligopólios ou monopólios, aumentou a participação dessas empresas na produção industrial, além de contribuir para o crescimento da divida externa.

II. Esse modelo econômico diminuiu as desigualdades sociais, pois houve políticas por parte do Estado para distribuir melhor a renda. As indústrias multinacionais e os grandes grupos nacionais pouco se beneficiaram da mão-de-obra barata.

III. A abertura comercial diversifica o mercado e acaba provocando a falência de empresas nacionais; as privatizações permitem a entrada de capitais estrangeiros no setor produtivo. Boa parte da economia nacional passa a ser controlada por grupos estrangeiros, que tem com isso poder maior para influenciar aspectos da vida da sociedade, como a qualidade de muitos serviços essenciais (telefonia, energia elétrica) oferecidos, além da própria maneira de o governo conduzir a economia.

Marque a opção correta:
A
I, II e III estão corretas e se completam.
B
I e II estão incorretas e III está correta.
C
I e II estão corretas e III está incorreta.
D
I e III estão corretas e II esta incorreta.
E
I e III estão incorretas e II esta correta.