Segundo Hannah Arendt, o totalitarismo pode ser conceituado como um regime de governo no qual prevalece “a dominação permanente de todos os indivíduos em toda e qualquer esfera da vida” (Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 375). Um dos regimes totalitários existentes na história mundial é o fascismo. A respeito deste regime, analise as assertivas.
I. O fascismo é a forma radical do espectro político ligado à direita conservadora. Utiliza-se de retórica populista ao explorar temas como a corrupção endêmica nacional, crises econômicas ou “declínio dos valores tradicionais e morais” da sociedade, apresentando-se como a alternativa possível para acabar com este mal.
II. O termo “fascismo” pode ser usado para referir-se também à ideologia nazista, bem como a outros regimes que surgiram entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais inspirados ideologicamente no fascismo italiano, como o salazarismo, em Portugal, e o franquismo espanhol.
III. Exaltação dos “valores tradicionais” em detrimento de valores considerados “modernos”, mobilização das massas e forte nacionalismo são características do fascismo.
IV. A defesa do liberalismo político e econômico é característica essencial de regimes fascistas.
É correto apenas o que se afirma em