Questão
Universidade São Francisco - USF
2018
Fase Única
੦ Biologia
੦ Biologia
Citologia
Núcleo
Mutação gênica
Segundo-The-Guardian1783a3a4563
Discursiva
[...]

Segundo o The Guardian, que cita um estudo publicado na revista Science Advances, os
investigadores detectaram a mutação genética nos Amish - comunidade religiosa ultraconservadora - na cidade de Berne, no estado norte-americano do Indiana: os portadores da mutação genética têm melhor metabolismo, menos diabetes, e por norma vivem uma década a mais do que os restantes membros da comunidade.

"Trata-se de uma rara mutação genética que parece proteger do envelhecimento biológico os humanos", explica Douglas Vaughan, professor de medicina que liderou a pesquisa na Northwestern University, em Chicago.
 
Os cientistas foram à procura dos marcadores de idade nos indivíduos, os chamados telômeros e comprovaram que os Amish que tinham o gene modificado tinham telômeros mais longos do que os restantes, o que sugere que tinham envelhecido mais lentamente.

Disponível em: <https://www.dn.pt/sociedade/interior/descoberta-comunidade-amish-com-rara-mutacao-genetica-que-prolonga-a-vida-8924022.html?utm_source=Push&utm_medium=Web>.

a) O que são os telômeros e qual a sua importância citológica?

b) A ordem Amish representa um caso particular de deriva genética chamado de princípio do fundador. Explique como o estabelecimento de populações pelo princípio do fundador, um método comum de dispersão de muitas espécies animais e vegetais, pode originar novas espécies.