Segundo dados do Sistema Nacional de Embriões (SisEmbrio), disponibilizado pela ANVISA, a produção de células germinativas e de embriões humanos para reprodução humana assistida vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Em todo o país, existem 202 centros de reprodução humana assistida, autorizados pela ANVISA, porém somente 10 oferecem tratamento de forma gratuita ou pelo SUS. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Estado, o Rio Grande do Sul possui somente dois centros que realizam esses procedimentos pelo Sistema Único de Saúde: o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e o Hospital Fêmina.
Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2023/09/como-funciona-o-processo-de- reproducao-humana-assistida-pelo-sus-clmjmxiow0053013ncuukg5ry.html>. Acesso em: 03 set. 2024.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as células germinativas e o desenvolvimento embrionário de vertebrados.
( ) A gametogênese inicia com a divisão mitótica de células germinativas 2n4C, as quais darão origem a 2 células-filhas 1n2C.
( ) Os gametas femininos e masculinos 1n1C, na fecundação, fundem-se para restabelecer a diploidia (2n2C) da espécie.
( ) As fases do desenvolvimento embrionário em vertebrados incluem fertilização, clivagem, formação do blastocisto, gastrulação e organogênese.
( ) As células embrionárias totipotentes, na organogênese, iniciam sua diferenciação em tecidos e órgãos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é