Questão
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC - MG
2012
Fase Única
Segundo-dados96c7e60b1c
Segundo dados divulgados em 2008 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a taxa de fecundidade total no Brasil havia alcançado 1,89 filhos por mulher, sendo sua queda sistemática no país, ao longo das últimas cinco décadas, conforme dados da tabela. O valor atual encontra-se abaixo da taxa de reposição (de 2,1 filhos), ou seja, é inferior ao número mínimo de filhos que cada brasileira deveria gerar para que, no médio prazo, a população total do país fosse mantida nos níveis atuais. Pode-se apontar como consequências desse processo todos os aspectos a seguir, EXCETO:


A
O ritmo de crescimento da população tende a se reduzir continuamente, o que poderá provocar a estabilização e posteriormente a diminuição do efetivo demográfico total do país.
B
A participação relativa da população jovem, que foi predominante durante a maior parte da história demográfica recente do país, irá se reduzir continuamente, com a ampliação de outros grupos etários como o de adultos e idosos.
C
O envelhecimento da população irá se constituir como um novo desafio para as políticas públicas, que deverão se adaptar para atender novas demandas sociais e econômicas, especialmente no campo da saúde e da previdência social.
D
A redução da população jovem produzirá uma deterioração progressiva dos indicadores de qualidade de vida da população, em virtude do aumento da mortalidade e da redução da renda per capita e dos anos médios de escolaridade da população.