Questão
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
2015
Fase Única
Segundo-filosofo-pre112a02699db
Segundo o filósofo pré-socrático Anaxímenes de Mileto (Século VI a. C.), o ar se presta muito bem para ser concebido como estando em perene movimento. Além disso, o ar se presta melhor do que os demais elementos às variações e transformações necessárias para fazer nascer todas as coisas. Ao se condensar, o ar resfria-se e torna-se água e depois terra; ao se distender e dilatar, o ar esquenta e torna- se fogo. Estas talvez sejam as principais razões pelas quais Anaxímenes acreditava que o ar era necessariamente o princípio de todas as coisas.

Com base no exposto, é correto afirmar que      
A
do ponto de vista quantitativo, os três gases mais abundantes no ar atmosférico são: Nitrogênio, Gás Carbônico e Oxigênio. Segundo Anaxímenes, o ar é uma substância corpórea.  
B
a separação dos componentes gasosos do ar pode ser feita facilmente por filtração. Segundo Anaxímenes, o ar é concebido como “o divino”.  
C
a transformação do vapor da água em água liquida é o processo chamado de condensação. Em certo sentido, Anaxímenes representa a expressão mais rigorosa e mais lógica do pensamento da Escola de Mileto.  
D
em grandes altitudes aumenta a concentração de ozônio no ar, sendo que este gás é isótopo do oxigênio molecular. Anaxímenes é o famoso autor da expressão “não se entra duas vezes em um mesmo rio” referindo-se à fluidez de todas as coisas.  
E
algumas substâncias sofrem sublimação facilmente, dentre as quais podemos destacar o iodo e o bromo. A Escola de Mileto é uma das mais famosas escolas do período pré-socrático, e seus integrantes mais importantes são conhecidos como “filósofos naturalistas”.   
F
I.R.