Questão
Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
2022
Fase Única
Segundo-gregos-antigos18824d20e9f
Segundo os gregos antigos, é necessário um caminho a ser construído quando se trata de educação. Eles sintetizam esse processo formativo em uma única palavra, Paidéia. “A construção, na sua totalidade, é da maior importância para a história da educação grega. Permite-nos descobrir de uma só vez o que é característico na antiga educação aristocrática. Peleu entrega o seu filho Aquiles, sem qualquer experiência na arte da palavra e na conduta guerreira, ao seu leal vassalo, dando-o a ele como companheiro no campo e na corte real, e este imprime na consciência do herói um alto ideal de conduta humana transmitido pela tradição”

JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1995. 52 p.. 

A dedicação ao desenvolvimento de uma educação integral e a valorização da cultura é um aspecto relevante para os gregos antigos. Em diferentes expressões do conhecimento, como na educação, na história, na filosofia, e nas artes como o teatro, a poesia, a arquitetura, dentre outras, a Grécia deixou seu legado influenciador da cultura e formação intelectual do mundo ocidental. Considerando a educação e a produção cultural da Grécia Antiga, é correto afirmar:
A
A educação grega tinha como caminho algo capaz de encher o homem do desejo e da vontade de se tornar um cidadão perfeito, alinhando corpo e intelecto; desenvolvia o equilíbrio do espírito, da temperança e do domínio de si, para então transgredir os fundamentos da justiça.
B
O teatro grego, dividido basicamente entre tragédia e comédia, foi uma prática reservada aos palácios e a nobreza, uma produção artística elevada por representar temas profundos da natureza humana em que os atores, com o uso de máscaras, se apresentavam em grandes auditórios.
C
Dentre os filósofos de renome, na Grécia Antiga, estavam Homero, Heródoto e Tucídetes, chamados de amigos da sabedoria; eles buscavam atingir a verdade e substituíam o pensamento lógico e racional pelo mitológico para alcançar o mais alto grau da intelectualidade do povo grego.
D
A educação grega, centrada no humanismo, teve seu auge no século XVII, período da história chamado de Iluminismo, em que a razão e a valorização filosófica influenciada pela virtude e o caráter político, contribuíam para a participação da população nas decisões e mudanças que aconteciam na sociedade.
E
Alexandre da Macedônia é um exemplo da educação grega. Suas conquistas resultaram culturalmente na expressão helenismo, uma fusão da cultura grega com a oriental ao criar esculturas e pinturas mais realistas; e na arquitetura, construções com maior luxo e grandiosidade.