Questão
Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
2009
Fase Única
Segundo-historiador1493222229c
Segundo o historiador Ken Hills, a vida nas trincheiras era horrível. Quando chovia, o que é comum na região, os túneis inundavam. E os soldados tinham de lutar, comer e dormir por semanas com os uniformes encharcados. Havia lama por todos os lados, às vezes atingindo até o peito dos homens. Eles não podiam se manter aquecidos, e as doenças se espalhavam, matando milhares de pessoas diariamente. Para completar, os vivos sofriam com os piolhos, enquanto os ratos se alimentavam dos cadáveres.

As trincheiras protegiam as tropas contra os tiros de rifles e metralhadoras, mas eram pouco eficazes contra projéteis de artilharia. Durante os ataques, os feridos ficavam no campo de batalha até a noite, quando as patrulhas de resgate podiam procurá-los com menos perigo. Para muitos, já era tarde demais.

O trecho retrata o dia-a-dia dos soldados durante
A
a PrimeiraI Guerra Mundial, quando a guerra de trincheira imobilizou o exército da Tríplice Entente e da Tríplice Aliança, causando o esgotamento econômico, físico e moral dos países envolvidos no conflito.
B
a Segunda Guerra Mundial, quando o cerco nazista sobre a cidade de Stalingrado forçou a rendição soviética e o domínio absoluto da Alemanha sobre toda a Europa e Ásia, até a entrada dos Estados Unidos no conflito.
C
a Guerra da Coreia, quando a resistência dos norte-coreanos provocou a expulsão dos norte- americanos da Coreia, que se unificou politicamente em bases socialistas.
D
as guerras napoleônicas, quando os soldados franceses, encurralados pelas tropas russas e sofrendo com o rigoroso inverno, fora derrotado, provocando a rendição da França.
E
as guerras religiosas no Sacro Império Romano Germânico, quando as tropas da nobreza alemã foram derrotadas pelo exército real aliado de Martinho Lutero, possibilitando a unificação política da Alemanha.