Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Segundo-historiador1529509e67a
Segundo o historiador francês Michel de Certeau,

Não existem considerações, por mais gerais que sejam, nem leituras, por mais longe que as estendamos, capazes de apagar a particularidade do lugar de onde eu falo e do domínio por onde conduzo uma investigação. Toda pesquisa historiográfica é articulada a partir de um lugar de produção socioeconômico, político e cultural. É por acaso que se passa da “história social” à “história econômica” durante o período situado entre as duas guerras mundiais, por volta da crise econômica de 1929, ou que no momento atual a história cultural prevalece, quando se impõe, por todas as partes, com o lazer e os mas media, a importância social, econômica e política da “cultura”?

(Adaptado de: CERTEAU, M. A operação histórica. In. LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos problemas. Trad. de Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. p.17-18 e p.25.)

Sobre o conteúdo do texto, assinale a alternativa correta.
A
Michel de Certeau apresenta uma concepção positivista da história, pois, para ele, o historiador deve se apropriar de metodologia científica para desenvolver investigações socioeconômicas, políticas e culturais.
B
O historiador propõe o afastamento de uma concepção puramente econômica do discurso histórico, ao mesmo tempo que vislumbra uma aproximação do campo constituído pelos estudos culturais. 
C
Para Certeau, é em função do lugar da produção que se instauram as indagações aos documentos; a prática histórica é totalmente relativa à estrutura da sociedade. 
D
Pelo texto, pode-se inferir que, para atingir a verdade histórica com elevado grau de precisão, o historiador deve conseguir exercer ao máximo a neutralidade. 
E
Por seu conteúdo, o texto pode ser incluído na escola historicista, que considera a prática historiográfica em uma perspectiva científica, parcialmente desvinculada do presente.