Sementes de maçã fazem mal! A amigdalina (amigdalin) ou vitamina B17 (nome não oficial dado pela sua semelhança com a vitamina B12) é uma substância vegetal encontrada naturalmente em castanhas e sementes de diversas frutas, especialmente no damasco, pêssego, nozes e nas sementes de maçã e ameixa. A amigdalina atua como uma defesa química da semente, porém a partir de sua mastigação ou digestão, ela é degradada em HCN, substância venenosa. Quando usado como veneno, as células do organismo são privadas de oxigênio e acabam por morrer, podendo levar a pessoa a óbito em poucos minutos. O consumo de HCN acima de 0,6 mg/Kg de peso corporal pode levar à morte. A seguir está representada a estrutura química da amigdalina ou vitamina B17.


A quantidade de amigdalina existente nas sementes de uma maçã é de 2,0 mg, em média, entretanto, o HCN que deriva de suas sementes aparece em uma quantidade muito menor, em média 0,5 mg por fruta.
Considerando os dados acima, o número de maçãs com sementes que devem ser ingeridas e a consequente massa de HCN gerada que podem levar à morte um adulto de 80 kg são de: