Senhor ou você
Uma pessoa mais velha deve sempre ser tratada por senhor (ou senhora) ou pode ser chamada de você? – pergunta Tiago.
Boa pergunta. A verdade é que há casos e casos. Hoje em dia as pessoas têm tamanho horror de ser consideradas velhas, que um tratamento mais cerimonioso pode ser até ofensivo. Há quem, até hoje, chame os pais de senhor – como sinal de respeito -, hábito que caiu em desuso nos grandes centros urbanos, mas que ainda funciona em alguns lugares. Vivemos num mundo muito mais informal do que foi até a metade do século passado. O mais garantido é dirigir-se às pessoas mais velhas por senhor e senhora, e mudar o tratamento se elas pedirem e disserem que preferem ser chamadas de você. Para não errar, é só prestar atenção em como elas são tratadas pelas pessoas em volta. É uma boa maneira de agir, principalmente nas relações de trabalho.
Em geral, pessoas mais modernas e atualizadas gostam de ser chamadas de você. Em todo caso, o melhor é deixar que elas mesmas sinalizem suas preferências para não parecer que está avançando o sinal e buscando uma intimidade equivocada.
KALIL, Glória. Alô, chics!. São Paulo: Ediouro, 2007.
De acordo com as intenções comunicativas, fazemos uso de diferentes funções da linguagem. No texto de Glória Kalil, predominam