Questão
Universidade Federal de Roraima - UFRR
2023
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Seria-errado-ignorar1526d01c732
“Seria errado ignorar aqui a ‘complexidade’ do fenômeno histórico em exames e suas diferenças internas, as quais, não podem impedir de pronunciar um juízo sobre o colonialismo enquanto tal: mesmo no caráter múltiplo e matizado das suas manifestações, o colonialismo é sinônimo de pilhagem e de exploração, e implicou em guerra, em agressão e na imposição em larga escala de formas de trabalho forçado em dano das populações coloniais, mesmo quando se declarou movido pelo intento humanitário de promover a realização da paz perpétua e a abolição da escravidão, e mesmo quando alguns expoentes políticos ou alguns ideólogos das grandes potências do Ocidente acreditaram sinceramente em tais boas intenções!”.

(LOSURDO, D. O sionismo e a tragédia do povo palestino. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.24, p. 63-72. 2007, p. 63.)

O texto acima traz uma das formas como os regimes coloniais foram compreendidos, justificando a eclosão de movimentos independentistas pela África e Ásia durante o século XX, em um processo denominado descolonização afro-asiática.

A respeito do assunto, assinale a alternativa CORRETA.
A
Os processos de independência nos continentes africano e asiático fez com que a União Soviética perdesse vastos domínios coloniais, a ponto de o país ter buscado na Amazônia a substituição de um mercado produtor de commodities. 
B
A pressão exercida pela Liga das Nações, em virtude do combate ao fascismo, sobre a Alemanha e a Itália fez com que esses dois países optassem por deixar seus territórios coloniais na Ásia. 
C
A vitória francesa na Segunda Guerra Mundial fez com que as colônias desse país reestabelecessem seus laços com a metrópole, levando a processos de independência pacíficos. 
D
O surgimento do Estado de Israel foi o mais bem sucedido processo de descolonização, já que além do desenvolvimento econômico, o país estabeleceu relações pacíficas com seus vizinhos.
E
O enfraquecimento das potências colonizadoras após a Segunda Guerra Mundial facilitou o ressurgimento de movimentos de luta pela independência em diversas partes do continente africano e asiático.