



“Sic” é um advérbio latino, cujo significado é assim. Entre parênteses ou colchetes, intercala-se numa citação ou pospõe-se a ela para indicar que o texto original está reproduzido exatamente, por mais errado ou estranho que possa parecer.
I. No texto em estudo, encontra-se a seguinte construção: “Homossexual convicto, o modernista nunca correspondeu o (sic) amor de Anita” (linha 65-67). Observe que o (sic) aparece após o verbo corresponder (correspondeu), no exato lugar onde deveria estar o complemento desse verbo. Portanto, o advérbio está apontando um problema de regência verbal.
II. Sabendo-se que o verbo corresponder é transitivo indireto e, no sentido de “apresentar equivalência em relação a”, exige a preposição a, é correto afirmar que o erro reside em usar objeto direto com este verbo, ou usá-lo sem a preposição a.
III. Observe-se que, mudando-se a preposição a pela preposição com, isto é, mudando-se a regência do verbo corresponder, muda-se também o significado: estabelecer ligação com outrem através de carta — Júlia correspondia-se com os irmãos por meio de carta.
Está correto o que se diz em