Slam RJ, Slam BR e Copa do Mundo de Poesia Falada
As batalhas de poesia falada vêm ocorrendo no Rio de Janeiro desde 2013. Uma característica marcante da cena carioca é a territorialidade. Cada slammaster (organizador de slam) exerce papel fundamental na ampliação da oferta de cultura e no desenvolvimento de seu território. Os slams que realizam pelo menos seis edições (cinco classificatórias e 1 edição final) estão elegíveis para enviar o campeão da temporada para o Campeonato Estadual de Poesia Falada – o Slam RJ.
O Slam RJ 2019 ocorreu no dia 31 de outubro de 2019 no Circo Voador; essa competição eletrizante reuniu poetas de 17 slams representando oito municípios do estado. Estavam presentes assuntos atuais e importantíssimos, como o genocídio do povo preto, o combate ao racismo, a vida nas favelas, a atuação do Estado, que corrobora as desigualdades sociais, e a situação política do país. Um público atento e interessado em ouvir poesia numa noite representativa! Isso é histórico!
No Slam-RJ revelaram-se os representantes do Rio no Slam BR – Campeonato Brasileiro de Poesia Falada, que reúne representantes dos diferentes estados da Federação. A quantidade de poetas que cada estado envia para o Slam BR varia ano a ano e se relaciona com a quantidade de slams que possui. Em 2019 o Rio de Janeiro teve duas vagas preenchidas pelo 1º e pelo 2º lugar, respectivamente a poeta King e o poeta Nego Preto.
King teve vaga no Slam RJ através do Slam Negritude; o poeta Nego Preto, pelo Slam Liberdade, realizado em Petrópolis. O Slam BR de 2019 acontece em São Paulo de 12 a 15 de dezembro, reunindo representantes de todo o Brasil.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/30/slam-literatura-e-resistencia. Acesso em 6 out. 2021.
O slam é um movimento cultural que se associa à poesia na medida em que propõe a musicalidade e a reflexão sobre temas diversos. De acordo com o texto: