Smart Glass ou janelas inteligentes são vidros revestidos com determinados materiais capazes de mudar de cor ou de se tornar opacos com um simples apertar de botões.

A tecnologia envolve o uso de materiais eletroativos que têm suas propriedades eletrônicas alteradas por meio de aplicação de tensão elétrica. No caso das janelas inteligentes, esses materiais adquirem uma nova coloração ao sofrerem processos redox, por isso conhecidos como vidros eletrocrômicos, em um esquema de funcionamento semelhante ao de uma bateria recarregável.
Os vidros eletrocrômicos têm em seu interior duas placas condutoras transparentes, revestidas com uma camada armazenadora transparente de íons Li+ e com a camada do material eletrocrômico (MEC), separadas por um eletrólito contendo íons lítio. O MEC, inicialmente transparente, sofre uma reação de oxirredução alterando sua coloração e, simultaneamente, incorporando íons lítio do eletrólito em sua estrutura, para que se mantenha a eletroneutralidade. A cor adquirida pelo vidro pode variar conforme o MEC utilizado.
Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v7n1a17.pdf. Acesso em 11 de agosto de 2021.

Sobre o dispositivo descrito, é correto afirmar: