Sódio é um metal mole, menos denso que a água, que possui baixo ponto de fusão (98ºC), perde o brilho em segundos quando é exposto ao ar e reage vigorosamente em contato com a água. Ele faz parte do Grupo 1 da Tabela Periódica. Seu número atômico é 11 e seu símbolo químico é Na, que deriva da palavra natrão, um composto à base de sódio originário do Antigo Egito.
Quando isolado em sua forma metálica, de cor branca e prateada, o sódio torna-se um elemento extremamente reativo; oxida imediatamente ao entrar em contato com o ar e produz gás hidrogênio e uma violenta explosão em contato com a água. O Grupo 1 da Tabela Periódica inclui os metais alcalinos, que são altamente reativos. Jogar sódio puro em um lago causaria uma forte explosão e, provavelmente, um sério acidente.
O sódio é encontrado na natureza apenas em compostos (na forma de cátion Na⁺) e nunca como um elemento isolado. Esses compostos são conhecidos desde a Antiguidade e são essenciais à vida. O composto mais comum do sódio é o cloreto de sódio, NaCl, ou sal de cozinha, que dá sabor aos alimentos.
Disponível em: https://crqsp.org.br/. Acesso em: 9 out. 2024.
Analise as afirmativas sobre o sódio metálico e o sódio iônico.
I - O sódio metálico possui um elétron na camada de valência e tende a oxidar facilmente, perdendo esse elétron.
II - O íon sódio possui camada fechada de elétrons, tendo configuração eletrônica parecida com a de um gás nobre.
III - O sódio na forma metálica é mais estável do que na forma iônica.
IV - O sódio iônico é comestível, enquanto o metálico não.
É correto o que se afirma em