Somos seres homeotermos, já que mantemos nossa temperatura corporal constante (em torno de 36,5 e 37°C). Exercícios em ambientes muito quentes ou frios geram uma sobrecarga corporal, pois o organismo além de se preocupar com o exercício terá que regular a perda ou ganho de calor. [...] O hipotálamo é a região do cérebro que contém o centro regulador da temperatura; controla os termoreceptores centrais (informam sobre a temperatura do sangue) e periféricos (informam sobre a temperatura da pele).
(SOMOS SERES, 2020 - Disponível em: < http://www.treinoonline.com.br/artigo/623/Termorregulacao-corporea-e-de-ambiente>. Acesso em 11 nov. 2020.
).
A partir das informações a respeito da termorregulação corpórea, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Os músculos são especialmente importantes na regulação da temperatura, porque as variações na quantidade de atividade muscular podem prontamente aumentar ou diminuir a quantidade total de calor produzida.
( ) A atuação da porção endócrina do hipotálamo favorece a termorregulação corpórea, ao desenvolver estratégias fisiológicas que mantêm a temperatura do corpo na faixa dos 37ºC.
( ) A vasodilatação periférica provoca um resfriamento do corpo em uma ação característica de ambientes onde a perda de calor seja maior que a produção, a partir do metabolismo energético celular.
( ) O perigo de um superaquecimento corpóreo se configura na perda progressiva da ação enzimática, que interfere na capacidade da célula de manter as suas taxas metabólicas dentro de um padrão de normalidade.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a