Questão
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
2008
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Soube-que-pretendem16405aa1348
“Soube que pretendem colocar-nos numa reserva perto das montanhas. Não quero ficar nela. Gosto de vagar pelas pradarias. Nelas me sinto livre e feliz; quando nos estabelecemos, ficamos pálidos e morremos. Pus de lado minha lança, o arco e o escudo, mas me sinto seguro na sua presença. (...) Há muito tempo, esta terra pertencia aos nossos antepassados; mas quando subo o rio, vejo acampamentos de soldados em suas margens. Esses soldados cortam minha madeira, matam meu búfalo e, quando vejo isso, meu coração parece partir; fico triste... Será que o homem branco se tornou uma criança que mata sem se importar e não come o que matou? Quando os homens vermelhos matam a caça, é para que possam viver e não morrer de fome.”



Satanta, chefe dos kiowas.

BROWN, D. A. Enterrem meu coração na curva do rio: Uma história índia do Oeste americano. São Paulo: Melhoramentos, 1972. p. 173.

O discurso do chefe indígena, em reunião com autoridades de Washington da década de 1870, expressa
A
o entendimento dos povos caçadores-coletores diante do avanço da civilização ocidental e a disposição de assimilar um novo padrão cultural.
B
o grito de guerra dos indígenas do Oeste norte-americano que, entre 1860 e 1890, barraram o avanço dos homens brancos e preservaram o estilo de vida tribal.
C
a ignorância dos indígenas, incapazes de aceitar a superioridade da civilização ocidental, e o fracasso das sociedades tribais, geradoras de desigualdades e pobreza.
D
o embate entre dois modelos de sociedade, cada um com seu modo próprio de lidar com os recursos naturais.
E
o ideário rebelde das classes populares, que entendem que a preservação ambiental não se harmoniza com desenvolvimento econômico-social.