Sucessão ecológica pode ser definida como uma sequência de alterações graduais e progressivas em uma comunidade, que pode ocorrer após uma perturbação ou o surgimento de um novo habitat. Na sucessão ecológica, verifica-se, progressivamente, alterações da composição e da estrutura das comunidades, até que se atinge uma comunidade clímax, ou uma comunidade estável.
Sobre a sucessão ecológica avalie as afirmativas que seguem.
I. A sucessão ecológica primária se dá em lugares que não haviam sido ocupados anteriormente por organismos como, por exemplo, em lava vulcânica recém solidificada.
II. A comunidade clímax é responsável por facilitar o desenvolvimento de outras espécies, uma vez que é responsável por aumentar, entre outros parâmetros, a biomassa no ambiente.
III. As espécies intermediárias se caracterizam pelo crescimento e amadurecimento rápidos, fácil dispersão e brotos intolerantes à sombra, o que torna essas espécies organismos com grande capacidade de colonização.
IV. A sucessão ecológica secundária pode ocorrer em locais onde são encontrados vestígios de alguns organismos, como sementes e raízes e, devido a esse fator, essa sucessão ocorre de maneira rápida.
Sobre a sucessão ecológica, assinale a alternativa que apresenta afirmativas CORRETAS.