TEXTO 03


“Um método bastante simples, para codificar e decodificar mensagens, envolve apenas um par de matrizes de ordem n, A e .A⁻¹ , cujos elementos devem ser números inteiros. Primeiramente ilustraremos o método utilizando uma matriz A e a sua inversa A⁻¹.

A matriz A é apropriada, pois seus elementos são números inteiros, assim como os da matriz A⁻¹. O remetente vai usar a matriz A para codificar a mensagem, e o destinatário vai usar a matriz A⁻¹ para decodifica-la. O objetivo deste método é que a mensagem seja codificada utilizando pares de caracteres, de modo que tabelas de frequência de letras e alternativas não ajudem em nada a um decodificador não amigável.
Dada uma mensagem para ser codificada, o primeiro passo será convertê-la da forma alfabética para a forma numérica. Para isso usamos a seguinte correspondência entre letras e números:

Qualquer outra numeração dos 29 símbolos tipográficos também seria possível, mas o remetente e o destinatário teriam que combiná-la previamente. Para maior clareza usamos o símbolo # para indicar inexistência de letras (espaços entre palavras, etc).”
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96804/Cristini_Kuerten.PDF?sequence=1 (Dissertação
de mestrado de Cristini Kuerten-2002). Acessado em: 30 nov. 2015.
Considerando os seus conhecimentos matemáticos, as considerações do texto e as matrizes A e A⁻¹ fornecidas anteriormente, qual será a mensagem decodificada por este processo, sabendo que a mensagem codificada foi “PASSEI NO VESTIBULAR”?