Questão
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SUL - PUC-RS
2021
Fase Única
TEXTO-1A-taxa177b21662e9
TEXTO 1

A taxa de fecundidade indica quantos filhos, em média, tem uma mulher durante sua vida. No Brasil, segundo o Censo 2010, as mulheres têm, em média, 1,9 filho. Atualmente, os levantamentos demográficos de 2019 afirmam que esta taxa é inferior a 1,7 filho por mulher. Para que uma população mantenha um número total estável cada mulher deve gerar 2 filhos ao longo de sua vida.

Fonte: https://brasilemsintese.ibge.gov.br/populacao/taxas-de-fecundidade-total.html

TEXTO 2

A população brasileira, segundo um aplicativo de contagem em tempo real do IBGE, era de 211.435.509 milhões de habitantes, estimativa para as 11:43:34 de 26/4/2020. Na época, aproximadamente a cada 20 segundos, a população
aumentava em um indivíduo. Essa tendência de crescimento continuará ocorrendo até 2047, quando se estabilizará e, em seguida, passará a diminuir.

Adaptado de: https://cnae.ibge.gov.br/en/component/content/article/95-7a12/7a12-vamos-conhecer-o-brasil/nosso-povo/1472-nupcialidade-e-fecundidade.html?Itemid=6160

Considere os dados presentes nos textos 1 e 2. Ao incluirmos um terceiro dado, referente ao crescimento populacional no Brasil, constata-se que esse índice é de 0,79% ao ano. Surge, então, uma aparente contradição: como pode a população continuar crescendo se a taxa de fecundidade é inferior à de reposição? 

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
A
A taxa de fecundidade baixa é compensada pela redução da taxa de mortalidade infantil, que caiu rapidamente no Brasil nesta última década, o que explica o crescimento da população.
B
A taxa de mortalidade tem diminuído significativamente na população jovem e adulta, a ponto de ser capaz de repor a pequena taxa de fecundidade. 
C
O crescimento populacional que ainda persiste está relacionado, principalmente, aos imigrantes estrangeiros originários de países latinos e africanos.
D
A expectativa de vida tem aumentado no país, o que explica porque, mesmo com menos nascimentos, a população ainda cresce.