TEXTO 1
ERRO DE PORTUGUÊS
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português
ANDRADE, Oswald de. Erro de Português. Disponível em:<https://teoriaedebate.org.br/estante/erro-de-portugues/>. Acesso em: 25 maio 2019.
TEXTO 2
MANIFESTO DA POESIA PAU-BRASIL
A poesia existe nos fatos. Os casebres de açafrão e de ocre nos verdes da Favela, sob o azul cabralino, são fatos estéticos.
O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça. Pau-Brasil. Wagner submerge ante os cordões de Botafogo. Bárbaro e nosso. A formação étnica rica. Riqueza vegetal. O minério. A cozinha. O vatapá, o ouro e a dança.
Toda a história bandeirante e a história comercial do Brasil. O lado doutor, o lado citações, o lado autores conhecidos. Comovente. Rui Barbosa: uma cartola na Senegâmbia. Tudo revertendo em riqueza. A riqueza dos bailes e das frases feitas. Negras de Jockey. Odaliscas no Catumbi. Falar difícil.
O lado doutor. Fatalidade do primeiro branco aportado e dominando politicamente as selvas selvagens. O bacharel. Não podemos deixar de ser doutos. Doutores. País de dores anônimas, de doutores anônimos. O Império foi assim. Eruditamos tudo. Esquecemos o gavião de penacho.
ANDRADE, Oswald de. Manifesto da poesia pau-brasil. Correio da Manhã, 18 de março de 1924. Disponível em:<http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/manifesto-da-poesia-pau-brasil>. Acesso em: 25 maio 2019 (adaptado).
Os TEXTOS 1 e 2 são do Modernismo brasileiro, sendo, o primeiro, um poema e, o segundo, um trecho do “Manifesto da poesia pau-brasil”, ambos escritos por Oswald de Andrade, um dos principais nomes da Primeira Geração modernista do Brasil. Sobre as características desse movimento literário, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa CORRETA.
I. A utilização de versos livres, no TEXTO 1, evidencia o rompimento dos escritores da época com a tradição estética da forma fixa e seu posicionamento contrário ao academicismo.
II. O vocabulário coloquial e de fácil entendimento, bem como o humor, ambas características do TEXTO 1, foram comuns na produção poética da conhecida e aclamada “Geração de 22” do Modernismo brasileiro.
III. Os TEXTOS 1 e 2 são, respectivamente, exemplos das produções poéticas e prosaicas do Modernismo brasileiro.
IV. Apesar de pertencer ao Modernismo brasileiro, o TEXTO 2 faz oposição aos ideais defendidos por esse movimento, uma vez que o cuidado com a forma não permitia tantas lacunas sintáticas, como frases compostas por apenas uma palavra, como vemos “Pau-Brasil” e “Doutores”.
V. O TEXTO 1 contraria o que era pregado pela Geração de 22, a qual era conservadora, quando deixa subentendida a nudez do índio, que foi “vestido”, e do português, que seria “despido”.
Está CORRETO, apenas, o que se afirma em