TEXTO 1
Lista de castigos – por ter descido para o pátio no dia de visita sem estar devidamente requisitado – por não se ter colocado devidamente em forma na fila – por ter sido encontrado portando uma rifa – por ter sido encontrado com uma lista de apostas – por haver atacado outro detento com estilete – observação: o detento... que se encontrava na cela forte por haver desacatado um funcionário do expediente se acha internado na enfermaria do pavilhão nº...
Esta lista de castigos não possui nenhuma sanção absurda sendo semelhante a qualquer regulamento interno de instituições afins – o que existe de absolutamente louco é esta situação louca e esta vontade louca de pensar na sua descrição como se contivesse alguma coisa anormal incomum inexistente. A única coisa que me interessaria aqui é impossível: aprender a passar o tempo. Um homem forte que saiu da cela forte fedendo a bosta. As horas aqui não passam. Me encontro sem distração e nem minha’alma canta ao Senhor e nem sinto minha situação prenhe de novas expansões de vida.
Waly Salomão. Me segura qu’eu vou ter um troço. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 27-28.
TEXTO 2
Tirei um dia a menos ou um dia a mais, sei lá
Tanto faz, os dias são iguais
Acendo um cigarro, e vejo o dia passar
Mato o tempo pra ele não me matar
Homem é homem, mulher é mulher
Estuprador é diferente, né?
Toma soco toda hora, ajoelha e beija os pés
E sangra até morrer na rua 10
Cada detento uma mãe, uma crença
Cada crime uma sentença
Cada sentença um motivo, uma história de lágrima
Sangue, vidas e glórias, abandono, miséria, ódio
Sofrimento, desprezo, desilusão, ação do tempo
Misture bem essa química
Pronto: Eis um novo detento
Racionais MC’s. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/tuuwkop. Acesso em: 02 de abril de 2020.
Levando em consideração os dois excertos acima, julgue os itens a seguir.
I. O movimento da Contracultura ocorreu entre as décadas de 60 e 70. No teatro, foi conhecido como “desbunde”. Eram artistas que realizam uma crítica ligada aos movimentos do Tropicalismo e o Tropicalismo. Sua crítica era às estruturas que sustentavam o governo mais que ao governo em si: os valores burgueses, a família, a moral e os costumes conservadores.
II. No texto I, nota-se a mistura de gêneros, como elementos da prosa poética, da linguagem jurídica e no texto II observa-se a letra de música como poesia, mediante elementos da musicalidade.
III. Como elemento que une os dois textos, bem como a Literatura Moderna e a Contemporânea, é a estetização de temas feios e grotescos, como a prisão, algo que provavelmente não ocorreria em movimentos literários utópicos e idealizadores como o Romantismo, por exemplo.
IV. Em ambos os textos, encontramos a questão psicológica da passagem do tempo. O tempo psicológico, embora com dificuldade, vai passando. Anda como se fosse câmera lenta, como se fosse em um filme. Mesmo entediado, o presidiário pode se entreter vendo filmes.
V. Apenas no texto II verifica-se um texto com conteúdo voltado para a filosofia e a reflexão, porque o contexto era de Ditadura Militar e o eu lírico encontra-se aprisionado no estrangeiro, uma vez que estava exilado.
Estão corretas as afirmações: