TEXTO 1
Poema Negro
[...]
A passagem dos séculos me assombra.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
— Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.
[...]
(ANJOS, Augusto dos. Eu e Outras Poesias. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 106.)
O Pré-Modernismo, que não chega a constituir propriedade de uma “escola literária”, designa genericamente esse período, no qual nem tudo eram conservadorismo e alienação; é época nacionalista, porque é nessa fase que surge uma literatura empenhada na interpretação da realidade nacional; é época eclética, enquanto acolhe diversas estéticas ao mesmo tempo, nenhuma dominante, vindas principalmente do século anterior, agora rotuladas com o radical neo: neossimbolismo, neoparnasianismo etc. Isso sem esquecer as novas ideias que estavam surgindo. Sobre o Pré Modernismo e a poesia de Augusto dos Anjos, analise atentamente as afirmativas a seguir:
I - Dentro desse novo período anunciado no final do século XIX, surge Augusto dos Anjos, poeta sui generis. Sua vida é assinalada por acontecimentos decisivos na história do mundo e do Brasil. Na história mundial, é a época das disputas internacionais pelo domínio imperialista dos territórios africano e asiático. Essas disputas desembocaram na 1ª Guerra Mundial ( 1914-1918). Na história brasileira, é o momento da maior revolução social e econômica que o Brasil conheceu: Abolição da Escravatura (1888), seus desdobramentos e a Proclamação da República (1889).
II - Augusto dos Anjos começou a escrever sob a influência do Romantismo (1900); porém, seus versos mais maduros aproximam-se do Simbolismo. Esse poeta fez, através de sua poética, um retrato desse período transitório entre os séculos XIX e XX.
III - Augusto dos Anjos retratou seu tempo, sua época, pontuada de códigos literários velhos e novos e uniu numa só obra as mais variadas estéticas literárias.
IV - O desenvolvimento da Ciência e da Filosofia, tradição e inovação, estão sempre presentes na obra de Augusto dos Anjos, mas no “Poema Negro” o poeta foge das novidades apresentadas pelas novas visões científicas e filosóficas.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações verdadeiras: