TEXTO 3
Capítulo XIII

Malba Tahan, em O homem que calculava, p. 69 e 70
O livro O homem que calculava, de Malba Tahan, narra as aventuras e proezas matemáticas do fictício matemático persa, Beremiz Samir, personagem central de eventos que se desenrolam no século XIII. De forma romanceada, a narrativa retrata a paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica de modo extraordinário alguns problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Relata, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez, além de outras. Razão por que a obra está mesclada de metalinguagem e intertextualidade .
Em relação a isso, relacione as duas colunas.
( 1 ) Metalinguagem está presente nos textos centrados nos códigos de
comunicação.
( 2 ) Intertextualidade é uma espécie de diálogo entre textos consagrados no universo cultural.
( ) “É preciso, ainda, não esquecer que a Matemática, além do objetivo de resolver problemas, calcular áreas e medir volumes, tem finalidades muito mais elevadas.” (p. 78)
( ) Falasse eu as línguas dos homens e dos anjos E não tivesse caridade,” (p. 55) “preceito de Salomão:
( ) ‘Quem de repente se enfurece é estulto: Quem é prudente dissimula o insulto’ ”. (p. 54)
( ) “A dúzia apresenta, sobre a dezena, uma grande vantagem: o número doze tem mais divisores do que o número dez.” (p. 115)
( ) “princípio atribuído a Pitágoras: ‘O quadrado construído sobre a hipotenusa é equivalente à soma dos quadrados construídos sobre os catetos.’ ” (p.101)
( ) “A Geometria, repito, existe por toda a parte. No disco do sol, na folha da tamareira, no arco-íris, na boboleta, no diamante, na estrela do mar e até num
pequenino grão de areia. Há, enfim, infinitas variedades de formas geométricas espalhadas pela Natureza.” (p. 39)
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.