Questão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
2017
Fase Única
TEXTO-3Intolerancia72aae0745f
TEXTO 3



Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém, em função de crença ou de não ter religião, são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

Disponível em: <http://juventudeespirita.tumblr.com/post/96974768531/intoler%C3%A2ncia-religiosa-%C3%A9-crime-de-%C3%B3dio-e-fere-a>. Acesso em: 24 ago. 2016

Sobre o efeito semântico de empregos linguísticos e/ou sinonímia das palavras utilizadas no TEXTO 3, é correto afirmar que: 
A
na primeira parte do TEXTO 3, a palavra “crime”, no primeiro momento, funciona como termo qualificador (adjetivo) e, na segunda ocorrência, é termo nomeador. 
B
as palavras “inafiançável” e “imprescritível” são exemplos de derivação parassintética, cujos prefixos têm valor negativo; a primeira funciona como substantivo e a segunda como adjetivo. 
C
“inafiançável”, da rubrica do direito penal e processual, significa “que admite livramento por fiança”, já “imprescritível” é o que não prescreve, isto é, não fica sem efeito por ter decorrido certo prazo legal. 
D
“discriminar” significa isentar de culpa, absolver, tornar evidente a ausência de crime; e “descriminar” significa distinguir, discernir, estabelecer diferenças. Portanto, houve erro no emprego da palavra no TEXTO 3.