Questão
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG
2017
Fase Única
TEXTO-3Intolerancia7386444cac
TEXTO 3



Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade. O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém, em função de crença ou de não ter religião, são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.

Disponível em: <http://juventudeespirita.tumblr.com/post/96974768531/intoler%C3%A2ncia-religiosa-%C3%A9-crime-de-%C3%B3dio-e-fere-a>. Acesso em: 24 ago. 2016

Nas campanhas comunitárias, ou publicitárias, é comum o predomínio da função conativa da linguagem. No TEXTO 3, pode-se observar que: 
A
embora predomine a função conativa ou apelativa da linguagem, o TEXTO 3 não é persuasivo, falta-lhe recursos linguísticos para tal. O objetivo desse texto é definir o que é um crime de discriminação religiosa. 
B
o objetivo do TEXTO 3 é tão somente esclarecer ao leitor o que é o crime de discriminação religiosa, e as consequências dessa prática. Portanto, o foco da campanha está no referente e não no interlocutor. 
C
o objetivo do TEXTO 3 é influenciar, sensibilizar o leitor, por meio do discurso persuasivo, que é sustentado pelo verbo “respeite”, no modo imperativo, reforçado pela função referencial da linguagem, quando traz informações sobre o crime de discriminação religiosa. 
D
o discurso está organizado de forma que o produtor do TEXTO 3 preocupou-se com a parte estética, utilizando palavras em fontes maiores, para dar destaque às expressões “É CRIME” E “RESPEITE”, portanto, podemos dizer que há marcas da função estética da linguagem; entretanto, não há marcas de persuasão.