TEXTO 3


RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto. pp. 42 e 43.
Analise as proposições em relação à obra O beijo no asfalto, Nelson Rodrigues, e ao Texto 3.
I. Selminha, a mulher de Arandir, ama-o desde menina, e sempre teve muita confiança nele, no entanto depois de saber da notícia torna-se frágil e insegura, e passa a duvidar da heterossexualidade do marido.
II. Da leitura da obra infere-se que todos os colegas de trabalho de Arandir lhe são solidários depois da publicação da foto do beijo no jornal, com exceção de Dona Judith, a datilógrafa.
III. Da leitura da obra infere-se que diante da inusitada e trágica situação, Arandir compadecese da vítima e por piedade e generosidade beija-o, porém, cercado por pessoas cruéis e preconceituosas, torna-se vítima inocente da deterioração e da maldade humana.
IV. A leitura da obra leva o leitor a inferir que Nelson Rodrigues procurou, por meio da ficção, mostrar a imagem de uma imprensa com pouca ética, pouco profissionalismo e marcada pelo sensacionalismo.
V. Entre as linhas 12 e 13 há três advérbios terminados em -mente, que derivam de adjetivos, e são usados por Selminha para assegurar a honestidade e a hombridade de Arandir.
Assinale a alternativa correta.