Questão
União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME
2016
Fase Única
TEXTO-SANVITO-Wilson39e09553e2
TEXTO:







SANVITO, Wilson Luiz; RASSLAN, Zied. Os paradoxos da medicina contemporânea. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? pid=S0104- 42302012000600002&script=sci_arttext>. Acesso em: 1º out. 2015. Adaptado.

Os aspectos temáticos do texto permitem considerar como sem comprovação no contexto apenas a afirmação que se faz em
A
O progresso atingido pela medicina é inegável, embora não seja extensivo a todas as camadas sociais.
B
Os altos custos operacionais dos atos médicos tornam-se, dentre outros, um complicador para a garantia do bem-estar da população em sua totalidade.
C
A inexistência de uma assistência médica de qualidade resulta unicamente da formação do profissional, pois as escolas médicas priorizam um modelo de atendimento que penaliza tanto os assistidos quanto os que os assistem.
D
O modelo biocêntrico que se adota atualmente desconsidera que o adoecimento do ser humano decorre de uma série de fatores, que vão das suas condições biológicas e psicológicas às sociais, culturais e ambientais.
E
Um conjunto de medidas deve ser efetivado na área de saúde, desde a formação dos elementos que irão trabalhar em diferentes funções até a adoção de uma conduta que priorize o paciente, pois nenhum recurso tecnológico pode substituir o aspecto humano que deve existir nesse campo de atuação do homem.