TEXTO A


Tela “Os quebradores de pedras” (II), por Gustave Courbet.
Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Stone_Breakers#/media/File:Gust ave_Courbet_-_The_Stonebreakers_-_WGA05457.jpg. Acesso em: 16 jun. 2022.
TEXTO B
“A escravidão levou consigo ofícios e aparelhos, como terá sucedido a outras instituições sociais. Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha-de-flandres. A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca. Tinha só três buracos, dous para ver, um para respirar, e era fechada atrás da cabeça por um cadeado. Com o vício de beber perdiam a tentação de furtar, porque geralmente era dos vinténs do senhor que eles tiravam com que matar a sede, e aí ficavam dous pecados extintos, e a sobriedade e a honestidade certas. Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas. Mas não cuidemos de máscaras.
O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave. Pesava, naturalmente, mas era menos castigo que sinal. Escravo que fugia assim, onde quer que andasse, mostrava um reincidente, e com pouco era pegado.”
ASSIS, Machado de. Pai Contra Mãe. In: ASSIS, Machado de. Relíquias de Casa Velha. Rio de Janeiro: Garnier, 1990.
Os textos A e B são representantes dos movimentos Realismo e Naturalismo, os quais surgiram em meados do século XIX, na França, e emergem como uma resposta ao Romantismo. Isso posto e considerando os aspectos formais referentes ao Texto A e ao Texto B, marque V. para o que for verdadeiro e F para o que for falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os textos do Realismo e Naturalismo têm como marcas o caráter descritivo e objetivo, o que, na literatura, por vezes, reflete-se em longas e detalhadas apresentações sobre o espaço, fatos e sobre o perfil das personagens.
( ) Visando fugir da artificialidade da arte romântica, o Realismo busca retratar de maneira verossímil o cotidiano, os costumes da época, bem como as relações humanas, concentrando-se em discutir a contemporaneidade com tom crítico.
( ) No Brasil, Machado de Assis se destaca entre os escritores realistas ao realizar uma análise mais positivista das personagens, com preferência à representação de membros das classes populares em detrimento da burguesia.
( ) Influenciados pelo positivismo e pela crítica marxista, em defesa do progresso da nação e das instituições, os artistas realistas e naturalistas buscam demonstrar, de maneira natural, as experiências humanas como essencialmente desiguais.
( ) Ao concentrar sua análise sobre as relações entre brancos e escravos, o conto “Pai Contra Mãe”, de Machado de Assis, pende para a estética naturalista, ao passo que a teoria do determinismo social é aplicada na explicação sobre o “destino” das personagens.