Questão
Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
2016
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
TV-Brasil-Ano-50Em641036fac69
TV Brasil Ano 50

Em seus cinquenta anos de existência, a televisão brasileira passou por inúmeras transformações. O aprimoramento profissional, a evolução tecnológica e a mudança da mentalidade referente à utilização do veículo fizeram com que a TV adquirisse novas características ao longo do tempo. Os anos 50 marcaram uma época de muito trabalho, improvisação e criatividade. Na busca pela audiência, aconteceram as primeiras conquistas técnicas e diversas experiências de linguagem. O objetivo era transmitir uma programação baseada no respeito ao telespectador e na ética social da época.

Na década de 1960, o público telespectador cresceu e a programação se tornou mais popular. Surgiram os comunicadores de auditório e intensificou-se a transmissão da telenovela que, recebida com grande aceitação, transformou-se no principal produto do veículo, permitindo o início de sua industrialização. A telenovela aumentou ainda mais a audiência e, consequentemente, as verbas publicitárias, além do uso da gravação em fitas de vídeo, as quais podiam ser vendidas em todo o país. Foi ainda responsável pelas primeiras ideias de formação de redes de emissoras, as quais transmitiriam um mesmo produto em diversas cidades. Por meio da telenovela, a TV iniciou sua força de manipulação social e, por essa razão, foi muito vigiada pela ditadura militar que, na época, assumia o governo do país.

Nos anos 70, época da maturidade da TV brasileira, confirmou-se sua industrialização. Devido às novas conquistas tecnológicas, como a cor e os efeitos eletrônicos,os programas passaram a ter um melhor nível de produção. Com o estabelecimento de redes via satélite, ocorreu a disseminação do veículo por todo território brasileiro. Isso acentuou a força de influência social provocada pela TV, responsável pela modificação de costumes e opiniões. As telenovelas, realizadas com muito esmero de encenação e interpretação, confirmavam a preferência popular, tanto que começaram a ser exportadas para outros países. Dessa forma, a televisão brasileira era divulgada.

Com o término da ditadura militar na década de 1980, surge uma grande variedade de programas jornalísticos (debates, entrevistas, noticiários), favorecendo diferentes formas de expressão. A religião, inclusive, foi introduzida ao meio, com a catequese eletrônica exibida em muitos programas. Surgiram também as primeiras transmissões via cabo, as produtoras independentes de vídeo (que tentavam colocar suas programações no ar por meio das grandes redes) e a expansão do aparelho de vídeo cassete residencial, que permitiria ao telespectador ampliar suas opções de programação. Mais do que nunca, a televisão exerceu sua influência no comportamento da população, induzindo-a até a eleger como presidente do país um político completamente desconhecido.

Os anos 90 continuaram trazendo à televisão novidades de expansão, de técnica e de conteúdo. Novas redes surgiram, o sistema de TV a cabo aumentou e inúmeras emissoras independentes foram inauguradas, dirigindo-se a públicos mais específicos. Surgiram novos comunicadores e a transmissão esportiva foi incentivada, o jornalismo fortaleceu o seu papel de utilidade pública e de esclarecimento social e foi introduzida a TV interativa, modalidade na qual o telespectador, por telefone, passa a decidir o final da atração exibida. A década foi marcada pela veiculação da violência em todos os tipos de programas (inclusive na telenovela, que continuou sendo a produção de maior audiência da TV), com total exploração do sensacionalismo e comercialização desenfreada, que transformou o vídeo brasileiro em uma vitrine de ofertas.

AMORIM, Edgar Ribeiro de. TV Brasil ANO 50; Centro Cultural de São Paulo. Disponível em: <http://www.centrocultural.sp.gov.br/tvano50/intro.htm>. Acesso em: 20 out. 2015.

Os anos 90 continuaram trazendo à televisão novidades de expansão, de técnica e de conteúdo. Novas redes surgiram, o sistema de TV a cabo aumentou e inúmeras emissoras independentes foram inauguradas, dirigindo-se a públicos mais específicos. Surgiram novos comunicadores e a transmissão esportiva foi incentivada, o jornalismo fortaleceu o seu papel de utilidade pública e de esclarecimento social e foi introduzida a TV interativa, modalidade na qual o telespectador, por telefone, passa a decidir o final da atração exibida.

Assinale a alternativa que apresenta a paráfrase do trecho selecionado.
A
A década de 1990 trouxe ainda mais inovações tecnológicas e de programação para a televisão. A oferta de canais se ampliou com o surgimento de novos públicos, emissoras independentes e com a expansão da TV a cabo. Novos comunicadores surgiram, bem como uma programação esportiva mais forte, ao lado de um jornalismo voltado às questões sociais e de programas interativos nos quais o público poderia opinar e decidir por um desfecho pré-determinado.
B
Nos anos 90, os avanços da televisão se tornaram evidentes com relação à diversificação da programação e ao uso de novas tecnologias, como a TV interativa. Surgiram canais na TV a cabo especializados em esportes e novelas, por exemplo. Os programas de auditório foram substituídos por programas religiosos preocupados com a formação espiritual dos telespectadores
C
A última década do século XX foi marcada por mudanças significativas na programação da TV. Muitos canais novos surgiram visando a conquistar um público cada vez mais exigente. Os velhos comunicadores tiveram de se reciclar para garantir a audiência. A programação esportiva foi ampliada com a cobertura de grandes eventos como jogos olímpicos e campeonatos mundiais de futebol. Os telejornais passaram a orientar a opinião pública através de pesquisas e foi exibido o primeiro reality show brasileiro em que as pessoas podiam opinar sobre quem sairia ou permaneceria no programa.
D
Durante os anos 90, a televisão brasileira sofreu uma evolução no campo técnico. Surgiram as redes sociais e a TV a cabo se consolidou como uma alternativa aos antigos canais abertos. A programação se diversificou e antigos programas de auditório foram substituídos por telejornais, programas sensacionalistas e novelas com finais alternativos que podiam ser escolhidos pelo computador.
E
Os anos 90 continuaram trazendo à televisão novidades de expansão, de técnica e de conteúdo. Novas redes surgiram, o sistema de TV a cabo aumentou e inúmeras emissoras independentes foram inauguradas,