Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2023
Fase Única
Temperaturas-recordes3593eae4fa4
Discursiva
Temperaturas recordes na Europa estão ligadas às mudanças climáticas

As temperaturas superiores a 40 ºC registradas na Europa Ocidental no início desta semana estão sendo atribuídas às mudanças climáticas, segundo avaliaram instituições especializadas em meteorologia, incluindo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), parte das Nações Unidas. No Reino Unido, onde foi registrado um recorde climático nesta terça-feira (19), um estudo recente mostrou que as chances de ver temperaturas maiores do que 40 ºC podem ser até 10 vezes mais prováveis no clima atual do que sob um “clima natural não afetado pela influência humana”. Em uma mensagem de vídeo gravada para uma reunião sobre o clima esta semana, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que metade da humanidade já está sofrendo com inundações, secas, tempestades e incêndios florestais oriundos das condições extremas e pediu para que os países parem de jogar a culpa uns nos outros e assumam a responsabilidade pelo futuro coletivo.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Temperaturas recordes na Europa estão ligadas às mudanças climáticas. 19 jul. 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/191008-temperaturas-recordes-na-europa-estao-ligadas-mudancas-climaticas. Acesso em: 28 ago. 2022.

As mudanças climáticas globais, nas últimas décadas, têm tomado importância crescente na agenda de debates nos círculos científicos, em organismos internacionais e nos meios de comunicação. Sobre essa temática, é correto afirmar que:

01. entre os principais gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera estão o nitrogênio (N₂), o ozônio (O₃), o hélio (He) e o hidrogênio (H). 

02. o aquecimento global é um fenômeno de aumento das médias de temperaturas atmosféricas e não se reflete em aumento das temperaturas oceânicas. 

04. a contribuição de cada gás de efeito estufa para o aquecimento da atmosfera varia em função dos comprimentos de onda de energia que o gás absorve e do tempo de residência do gás – o tempo em que ele fica na atmosfera. 

08. ainda há considerável controvérsia em torno do tema: discute-se se a mudança climática realmente está ocorrendo e se sua causa é antropogênica. 

16. vários registros mostram que as flutuações na temperatura superficial média da Terra estão correlacionadas com flutuações na concentração de CO₂ na atmosfera. 

32. recentemente, os cientistas passaram a utilizar isótopos de carbono para determinar com mais precisão o CO₂ atmosférico emitido por combustíveis fósseis.