Questão
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
2011
1ª Fase
Tentar-caracterizar95feabe75c
“Tentar caracterizar em bloco as sociedades indígenas no continente sul-americano, mesmo excluindo os Andes, é correr o risco de generalizar sobre uma realidade que, apesar de tudo, ainda é altamente diversificada. Não há duas sociedades indígenas iguais. Mesmo quando ocupam zonas ecológicas semelhantes, elas mantêm sua individualidade, tanto no plano das relações sociais como no campo simbólico. Portanto, não é possível explicar a lógica sociocultural dessas sociedades simplesmente por fatores ecológicos ou por determinações econômicas”. 

Alcida Rita Ramos. Sociedades indígenas. São Paulo: Ática, 1986, p.11.

Amparado pelo que diz a antropóloga Alcida Ramos, assinale a alternativa correta. 
A
O conhecimento relativo às sociedades indígenas hoje existentes já é suficiente para a compreensão de suas particularidades e modos de vida, permitindo uma acertada ação que os beneficie. 
B
Os trabalhos feitos por ONGs e governos direcionados para os índios, como um todo, são eficientes por operarem a partir da noção de coletivo, visando uma sociedade diferente.
C
A correção de uma política pública ou ação de indivíduos e grupos que queiram realmente tratar de modo apropriado a questão dos povos indígenas, levará em conta, entre outros tantos fatores específicos, o território e os modos de subsistência próprios de cada povo. 
D
Pelos estudos sociológicos atuais, hoje em dia já não há mais povos indígenas diferenciados em nosso país, ocorrendo apenas diferenciações quando à região em que vivem e aos tipos de trabalhos que fazem. 
E
Nenhuma das alternativas acima está correta.