Questão
Universidade de Cuiabá - UNIC
2018
Fase Única
Teoria-Neutralista74b9d76407
A Teoria Neutralista de Motoo Kimura causou furor nos círculos genéticos das décadas de 1960 e 1970, pois, afinal, elas traziam à baila uma “evolução não darwiniana”. Ocorreram debates acirrados de selecionismo versus neutralismo. Os geneticistas da velha escola não toleravam que o determinismo seletivo, tão conveniente e bem-comportado, pudesse ser substituído pela anárquica contigência neutralista. (PENA, 2007. p. 14-15).

A alternativa que melhor expressa a ideia central da Teoria Neutralista exposta no texto é
A
Quando os genes são neutros do ponto de vista da seleção natural, não há forças deterministas atuando e os alelos estão livres para flutuar em frequência ao longo do tempo.
B
A gametogênese por meiose juntamente com a fecundação ao acaso são processos biológicos que ratificam a existência de uma evolução biológica sem a participação de processos mutacionais.
C
A variabilidade genética é gerada e mantida a partir da ação de mutações e recombinações gênicas e capacitam as populações a sofrerem pressões seletivas conforme as condições do ambiente.
D
A frequência de determinados genes em uma população pode variar conforme a intensidade da seleção natural dentro do processo evolutivo das espécies.
E
A seleção sexual é considerada como um dos principais fatores evolutivos determinantes do sucesso reprodutivo das espécies.