Terminada a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos se transformaram no dínamo do capitalismo mundial: de maior devedor (3 bilhões de dólares) o país passou à invejável posição de maior credor mundial (11 bilhões de dólares). Mais que isso, os EUA produziam mais de um terço da produção industrial mundial e no final da década de 1920 passaram a mais de 42% da produção mundial total. (VICENTINO, 1967, p. 372).
Associando-se a leitura do texto aos conhecimentos sobre a situação dos Estados Unidos e do mundo nas quatro primeiras décadas do século XX, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. A igualdade na distribuição da renda em relação à maioria da população, nos Estados Unidos, se deu de forma compatível com as recomendações da Liga das Nações.
II. A suspensão, nos Estados Unidos, das práticas já arraigadas do liberalismo econômico foram substituídas pelo planejamento econômico amparado pela intervenção do Estado.
III. A intensa atividade econômica norte-americana, acompanhada de um expressivo subconsumo, levou a especulação financeira a atingir o seu limite e entrar em colapso.
IV. Os países latino-americanos, em pleno desenvolvimento econômico social sob o controle dos Estados Unidos, foram poupados da Crise de 1929 e de seus desdobramentos.