Questão
Simulado UNESP
2022
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Texto-1-Com2122d519cc3
Texto 1 

Com o desenvolvimento industrial, o proletariado não cresce unicamente em número; concentra-se em massas cada vez maiores, fortalece-se e toma consciência disso. A partir daí os trabalhadores começam a formar sindicatos contra os burgueses, atuando em conjunto na defesa dos salários. De todas as classes que hoje se defrontam com a burguesia, apenas o proletariado é uma classe verdadeiramente revolucionária. Todos os movimentos históricos precedentes foram movimentos minoritários, ou em proveito de minorias. O movimento proletário é o movimento consciente e independente, da imensa maioria, em proveito da imensa maioria. Proletários de todos os países, uni-vos! 

(Marx e Engels. Manifesto comunista, 2005. Adaptado) 

Texto 2 

A identificação das classes oprimidas com a classe que as domina e explora é parte de um todo maior. Isso porque as classes oprimidas podem estar emocionalmente ligadas a seus senhores; apesar de sua hostilidade para com eles, podem ver neles os seus ideais. A menos que tais relações existam, é impossível compreender como uma série de civilizações sobreviveu por tão longo tempo, apesar da justificável hostilidade de grandes massas humanas.  

(Sigmund Freud. O futuro de uma ilusão, 1974. Adaptado.) 

Considerando os dois textos, pode-se dizer que eles se diferenciam porque
A
o Texto 1 utiliza critérios materiais das relações sociais para opor duas classes sociais, e o Texto 2 faz uso de critérios psicológicos para demonstrar uma relação de identidade entre duas classes.  
B
o Texto 1 defende uma perspectiva revolucionária, e o Texto 2, uma reformista.  
C
o Texto 1 apresenta o potencial de mudança apenas em um dos sujeitos, enquanto o Texto 2 incita que o potencial está na união entre dois sujeitos sociais.  
D
o Texto 1 faz uso do materialismo histórico dialético, e o Texto 2, apenas do materialismo histórico.  
E
o Texto 1 destaca a consciência coletiva como motor da história, e o Texto 2 enfatiza a consciência individual.