Questão
Sprint ENEM
2023
Não se aplica
Texto-1-Mas-quando6522fb86356
Discursiva
(PROPOSTA DE REDAÇÃO)

Texto 1 

Mas, quando chegou março, tudo desandou. Com a pandemia se espalhando pelo país, a escola foi fechada e o curso pré-vestibular também.

Os professores do cursinho decidiram que era importante manter vínculo com os alunos e criaram um grupo no WhatsApp para transmitir conteúdos em texto, áudio e vídeo. “Os arquivos em áudio são mais leves, o que facilita para os alunos com conexão ruim de internet ou poucos dados para usar no celular”, explicou Camargo. Já a escola pública onde Campos estudava adotou o ensino remoto por meio da plataforma Google Class.

Para a estudante, porém, a situação era mais complicada. Seu pai, Pablo Vinícius de Campos, 41 anos, único provedor da família, é pedreiro. Antes da pandemia, ganhava entre 2 mil e 2,5 mil reais, conforme aparecessem trabalhos. Nos primeiros meses da quarentena, não encontrou nenhum, e a família teve que cortar despesas, entre elas, a assinatura de internet. 

(...) 

A saída para a estudante foi recorrer ao único ponto de wi-fi de que dispunha: na casa de um primo, que fica no mesmo terreno onde ela mora, dividido entre cinco residências. Com o único aparelho eletrônico que tem, um celular, Campos passou a ir todos os dias para perto da casa do primo baixar os vídeos, áudios e textos enviados pelos professores. Outros moradores também se aproximavam para aproveitar aquele ponto de internet. A conexão wi-fi, que já não era das mais estáveis, ia então ficando cada vez mais lenta, mais lenta, até cair.

Texto 2 

A pandemia de covid-19 comprometeu o desenvolvimento de milhões de crianças e jovens nos países de baixa e média renda, divulgou hoje (16) o Banco Mundial. A combinação de ensino remoto ineficiente, fechamento de locais de trabalho e insegurança alimentar comprometerá a produtividade na vida adulta.

De acordo com relatório da instituição financeira, a deficiência de conhecimento nas crianças de até 5 anos pode se traduzir em queda de 25% nos ganhos na vida adulta. Nas crianças em idade escolar, a perda pode ser de até 10% dos rendimentos. A pandemia, ressaltou o Banco Mundial, impactou o capital humano, definido como conhecimento, competências e saúde acumulada ao longo da vida.

Segundo o relatório, intitulado Colapso e recuperação: como a pandemia de covid-19 deteriorou o capital humano e o que fazer a respeito, os índices de aprendizagem estão longe de se recuperar em relação ao período pré-pandemia. As crianças em idade pré-escolar (até 4 anos) tiveram desempenho 34% pior em linguagem e alfabetização e 29% em matemática na comparação com 2019.

https://agenciabrasil.ebc.com.br

Texto 3 

O regresso às carteiras foi se dando aos poucos e, em 2022, estava quase todo mundo de volta ao colégio. Mas a experiência a distância — mudança que abalou as pilastras do ensino de uma hora para outra, sem nenhum ensaio — marcou a turma em idade escolar, impondo a pais, mestres e à própria garotada o imenso desafio de recuperar o aprendizado que ficou para trás e retomar a rotina. “Só agora estamos tendo a real dimensão do problema”, reconhece Marcos Raggazzi, diretor-executivo do grupo Bernoulli, que reúne 6 000 alunos em Belo Horizonte e Salvador.



(...) 

Uma das razões reside justamente na necessidade de repor tópicos de anos anteriores que não haviam sido sedimentados. Como a educação se faz como um edifício, em que se a base não for sólida não dá para subir outro andar, não é possível simplesmente pular conteúdos — ainda que a missão de trazer à luz pontos que ficaram para trás envolva uma rotina diferente e, por vezes, extenuante. “

Texto 4 


(Disponível em https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/ensino-remoto-durante-pandemia-impactou-alfabetizacao-de-criancas)

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Déficit educacional durante a pandemia: desafios para a inclusão dos que foram prejudicados”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.