Texto 14
No dia 20 de dezembro de 2013, a 68a Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2015 como o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (International Year of Light and Light-based Technologies – IYL 2015).
O Ano Internacional da Luz é uma iniciativa mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo. Essa é uma oportunidade única para se inspirar, para
se educar e para se unir em escala mundial.
Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2015-international-year-of-light/>. Acesso em: 5 set. 2015.
Texto 15
Um dos problemas apontados pela UNESCO para ser resolvido no Ano Internacional da Luz é o de estudantes que, após o entardecer, necessitam de lamparinas a óleo ou querosene para estudar. A alternativa proposta é doar luminárias LED, com carregadores solares, para essas crianças que vivem e estudam em regiões ainda sem abastecimento comercial de energia elétrica ou incapazes de
pagar pelo fornecimento.
Disponível em: <http://www.light2015.org/Home/LightForDevelopment/Study-after-Sunset.html>. Acesso em: 5 set. 2015, com adaptações.
Tendo como referência inicial os textos apresentados, julgue os item a seguir.
Uma onda de luz vermelha de frequência de 4.10¹⁴ Hz terá, no vácuo, comprimento de aproximadamente 0,75 µm.