Texto 1
O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Ao girar, a Terra expõe ao Sol a esfera terrestre, que tem 360º de circunferência. Considerando que o nosso planeta leva 24 horas para realizar seu movimento de rotação, veremos que, a cada hora, o sol ilumina uma faixa de 15º na superfície terrestre (360º : 24 = 15º). A contagem dos fusos inicia-se no meridiano de Greenwich que, por isso, é chamado de meridiano inicial. Como o Sol surge antes nos lugares situados a leste, sempre que caminhamos nessa direção as horas aumentam, somando-se 1 hora a cada faixa de fuso horário. Ao contrário, sempre que vamos para oeste as horas diminuem, subtraindo-se 1 hora. A partir da Lei n°. 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários. Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4.
Texto 2
Os jogos Olímpicos de Verão de 2012, oficialmente conhecidos como jogos da XXX Olimpíada, serão realizados na cidade de Londres, por onde passa o meridiano de Greenwich (0º de longitude).
Considerando as informações contidas nos textos 1 e 2 e que a cerimônia de abertura dos jogos acontecerá às 21 horas, se um avião sair da cidade Montes Claros (MG), 45º de longitude oeste, às 6 horas, com destino a Londres. A que horas chegará à cidade Londrina após 10 horas de vôo?