Texto 1
Sem recursos minerais, a humanidade não teria como subsidiar seu crescente desenvolvimento tecnológico. A aplicação de técnicas modernas, por vezes altamente refinadas, permitiu-lhe descobrir, obter e transformar bens minerais e bens manufaturados que tornaram a vida mais confortável. Nos primórdios da civilização, nós, humanos, utilizamos lascas de quartzo para confeccionar nossos instrumentos rudimentares de caça ou luta e hoje ainda utilizamos este mineral para produzir objetos como transistores ou fibras óticas. Daquela época até hoje, uma diversidade de tipos de minerais e rochas vem sendo usada em quantidade crescente.
TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a Terra. 2. reimpr. São Paulo: Oficina de Textos, 2003. p. 446.
Texto 2
Buraco gigante no deserto do Chile não para de crescer e intriga cientistas
Uma enorme cratera circular de 32 metros de largura e 64 metros de profundidade surgiu no meio de uma estrada que atravessa um terreno de propriedade de uma mineradora. [...]
Os deslizamentos de terra nas paredes do sumidouro têm sido constantes nos últimos dias, a ponto de aumentar seu diâmetro em 450 cm até os atuais 36,5 metros. [...]
O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) ordenou que a companhia de mineração Candelaria interrompesse todas as suas operações na área.
AMERISE, Atahualpa. Buraco gigante no deserto do Chile não para de crescer e intriga cientistas. BBC News Mundo. 9 ago. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-62476278. Acesso em: 16 ago. 2022.
Sobre os recursos minerais e as atividades de mineração, é correto afirmar que:
01. o cobre, essencial na transmissão de energia, é um importante produto de exportação do Chile. A superexploração desse minério para atender às demandas de mercado é uma das causas cogitadas para a abertura da cratera no deserto de Atacama em agosto de 2022.
02. a retirada de minérios por meio do garimpo é realizada somente após estudos de impacto ambiental, e o constante monitoramento das substâncias tóxicas do garimpo garante a sustentabilidade dessa atividade, como ocorre na Amazônia.
04. os termos “jazida mineral” e “minério” são comumente utilizados para designar o corpo mineral de onde substâncias úteis possam ser economicamente extraídas, a exemplo do que acontece em bacias sedimentares com reservas carboníferas e/ou petrolíferas.
08. o Brasil possui nos escudos cristalinos do território uma pauta diversificada de exploração e exportação de bens minerais primários, na qual se destaca o minério de ferro, presente na serra dos Carajás (PA) e no Quadrilátero Ferrífero (MG).
16. os processos geológicos, tais como sedimentação, intemperismo, metamorfismo, vulcanismo e plutonismo, não interferem na formação de depósitos de substâncias minerais.
32. a formação natural de qualquer bem mineral demanda um período muito maior que aquele decorrido desde quando a humanidade começou a utilizar as primeiras lascas de quartzo.
64. a irregularidade na distribuição geográfica dos recursos minerais não constitui mais um fator limitante para a descoberta e a extração dos minérios, dados os avanços tecnológicos advindos da globalização.