Texto 1
Sulfato de bário é utilizado como meio de contraste radiológico (raios-X) para radiografia do aparelho digestivo e para estudo radiológico contrastado do intestino grosso. O sulfato de bário com alta densidade atua como contraste radiológico, pois aumenta a absorção dos raios-X enquanto passam pelo corpo, delineando a estrutura do corpo, onde o sulfato de bário está localizado. É fluido, branco, inodoro, adapta-se bem aos contornos, melhorando a visualização da imagem radiográfica. Os pacientes sujeitos a exames de contraste radiológico devem tomar uma suspensão contendo sulfato de bário algumas horas antes do exame.
Texto 2
O sulfato de bário é comercializado na forma de uma suspensão, usualmente com volume de 150 mL, com concentração de sulfato de bário de 1,0 g/mL. A solução da suspensão contém sulfato de potássio.
Texto 3
A ingestão de íons bário em quantidades superiores a 200 mg provoca efeitos tóxicos nos seres vivos, levando à inflamação severa do sistema gastrointestinal, a dores abdominais, a dificuldades respiratórias, à fraqueza generalizada, dentre outros sintomas.
Texto 4
O sulfato de bário apresenta um Kₚₛ igual a 1,6 x 10⁻⁹ (25 ºC), e o seu valor em soluções ácidas diluídas, como o pH estomacal, é pouco alterado.
A partir dos textos acima, assinale a alternativa CORRETA.