Texto 2
Movimento dos Barcos
Tô cansado
E você também
Vou sair sem abrir a porta
E não voltar nunca mais
Desculpe a paz que eu lhe roubei
E o futuro esperado que eu não dei
É impossível levar um barco sem temporais
E suportar a vida como um momento além do cais
Que passa ao largo
Do nosso corpo
Não quero ficar dando adeus
As coisas passando eu quero
É passar com elas eu quero
E não deixar nada mais do que as cinzas de um cigarro
E a marca de um abraço no seu corpo
Não, não sou eu quem vai
ficar no porto chorando não
Lamentando o eterno movimento
Movimento dos barcos
Fonte: LP JardsMacalé. Philips, 1972. Letra da canção “Movimento dos Barcos”, composta por Jards Macalé e Carlos Capinan.
Leia o texto a seguir:
A canção “Movimento dos Barcos”,de Jards Macalé e Carlos Capinan, foi composta no início da década de 1970. Nessa época, conhecida, não por acaso, como “Anos de Chumbo”, o Brasil vivia um dos momentos mais repressivos da ditadura civil-militar iniciada com o Golpe de 1964. Foi um período marcado por extrema violência, intensa censura e tentativas de sufocar os diversos movimentos (estéticos, políticos e comportamentais) que se opunham e discordavam do regime ditatorial.
Em diálogo com esse contexto histórico, a cantora e pesquisadora Eliete Eça Negreiros teceu o seguinte depoimento sobre a letra da canção “Movimento dos Barcos”: “...deu voz a uma geração, ao estado de espírito de uma época, que assumia a mudança e a transformação como filosofia de vida. E era a minha geração. Ansiávamos por mudanças na estrutura familiar, na sociedade, no modo de ser e de estar no mundo. Queríamos abrir a boca e falar aquilo que se passava conosco, em nosso interior, quebrar a casca da aparência que estava sufocando a exuberância da nossa juventude... Queríamos abraçar o movimento, passar junto com o tempo... Transitoriedade, transformação, impermanência, descoberta de si, do outro, do mundo, mudança de costumes.”(NEGREIROS, Eliete Eça. “Capinan e o movimento dos barcos”.
Disponível em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/142374
No texto acima, há várias palavras e expressões que se relacionam, de modo explícito, a algumas passagens da letra da canção “Movimento dos Barcos”. Qual das alternativas abaixo NÃO exemplifica tal afirmação?